top of page

Cadastre-se e receba semanalmente conteúdos sobre o mundo dos doces e as melhores formas de empreender

  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon

O que preciso para montar meu negócio próprio em casa?

  • 17 de jul. de 2018
  • 3 min de leitura


Em tempos de instabilidade econômica é que o nosso povo revela sua inventividade como ninguém. Não é raro nos depararmos com histórias de pessoas que decidiram empreender e começaram um negócio de sucesso na sua própria residência.


Um emprego fora de casa nem sempre representa garantia de solidez nas finanças. E, não apenas pela questão financeira mas também por outros possíveis fatores, cada vez mais pessoas estão revendo seus conceitos. O desejo de estar mais perto dos filhos é um exemplo muito comum.


Se a sua ideia é empreender individualmente sem investir grandes montantes, veio ao lugar certo. Hoje, conversaremos sobre tudo que você precisa para montar seu negócio próprio em casa. Sem mais delongas, vamos logo para as dicas?


1. Escolha uma área de atuação


O primeiro passo sempre parece ser o mais difícil. Por não ter certeza sobre que tipo de negócio deve montar, tem gente que se priva de ao menos tentar.


Em vista disso, incialmente, é preciso listar todas as coisas que você gosta de fazer. Seus talentos e habilidades são essenciais para que se defina a uma área de atuação. Além disso, é preciso estar de olho nas necessidades e tendências do mercado consumidor.


Uma dica é que, ainda que não tenha muita experiência, você prefira atividades com as quais está mais habituada. Ideias mirabolantes, muito longe da sua realidade, podem ser inéditas – mas não funcionais.


Ah, e sabe o melhor de tudo? Você pode trabalhar ao lado de quem você ama!


Opte por fazer algo que você ama, ao lado de quem ama!

2. Tenha um espaço para trabalhar

Mesmo que seja pequeno, é imprescindível que você tenha um espaço para trabalhar em casa. Escolha um quarto ou mesmo uma mesa que será de uso específico para as suas atividades.


Fazer da cama, do sofá ou da mesa da cozinha o seu escritório, acaba prejudicando as suas tarefas cotidianas ou de seus familiares. A bagunça pode, além de tudo, desmotivar você.


Organize um cantinho especial. Faça dele um espaço profissional e coerente com as suas necessidades. Certamente, isso ajudará bastante na sua rotina.


3. Monte uma estratégia


Se a sua ideia é uma ocupação que gere lucros efetivos, não há como escapar do princípio básico de qualquer empreendimento de sucesso: o planejamento. Por isso, tenha em mente (e no papel) o seu plano de negócios.

Elabore estratégias de atuação e de organização das finanças. Atualmente, até mesmo com aplicativos disponibilizados gratuitamente, é possível gerenciar sua própria empresa de forma descomplicada.


Também é fundamental captar clientes e definir qual será seu meio de divulgação. Outra tarefa simples, com o advento das redes sociais.


4. Que tal formalizar sua empresa?

Caso sua intenção seja formalizar seu negócio próprio, não esqueça de consultar previamente os órgãos competentes para realização dos trâmites. Informe-se com antecedência sobre documentação, impostos e licenças.


Veja também se a sua atividade se enquadra no MEI (Microempreendedor Individual) ou no Simples. Assim, ao fazer sua contribuição mensal você contará com todos os benefícios assegurados pela lei.


5. Seja sempre profissional.

Ao trabalhar em casa, corremos alguns riscos de auto sabotagem. Isso mesmo, quando não há disciplina é bem mais difícil de se obter sucesso. Tenha sempre cuidado com a sua postura enquanto profissional.


Outra atitude decisiva é separar o dinheiro pessoal das finanças do trabalho. Determine seu capital de giro e pró-labore mensal.


Manter o equilíbrio e reinvestir parte do valor obtido todos os meses é a garantia de manutenção e expansão do seu negócio. Portanto, faça suas contas e a administração com sabedoria.


Ideias de sucesso


Seja criativa(o) e venda aquilo que você gostaria de comprar! Faça seu cliente se sentir especial.

Não é pecado nenhum você aperfeiçoar um negócio que já exista de acordo com os seus critérios. Muitos empreendedores começam a partir da sua experiência como empregados.


Além do mais, acompanhar outras ideias de sucesso pode ser inspirador para você desenvolver a sua. Veja só:

E aí, você se destaca nessas ou em outras áreas? Qual é o seu desejo de empreendimento ideal? Solte o seu espírito empreendedor e invista nos seus sonhos.


Boa sorte!

 
 
 

Commenti


bottom of page