top of page

Cadastre-se e receba semanalmente conteúdos sobre o mundo dos doces e as melhores formas de empreender

  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon

Brigadeiro: História, Gourmetização e Validade

  • 23 de jan. de 2018
  • 3 min de leitura

Atualizado: 6 de fev. de 2018

O brigadeiro teve origem brasileira e a sua invenção está relacionada com o cenário político brasileiro pós Segunda Guerra Mundial. Em 1945, a campanha eleitoral para o novo presidente da república, contou com a participação do candidato Eduardo Gomes, cuja patente militar era Brigadeiro. Eduardo era um homem charmoso, um verdadeiro galã, na época, e chamava muita atenção entre as mulheres, tanto que sua campanha foi marcada pelo slogan: “Vote no Brigadeiro que é bonito e solteiro”.

Então, um grupo de eleitoras e admiradoras de Eduardo Gomes, criou um doce à base de leite condensado, manteiga e chocolate e começou a vender essas guloseimas durante os comícios para levantar fundos para campanha. O nome do doce não poderia ser outro, se não Brigadeiro. Uma homenagem ao cortejado e revolucionário Brigadeiro Eduardo Gomes.

Apesar do sucesso de sua campanha, o candidato acabou não sendo eleito. Já o doce, se faz presente na vida dos brasileiros até hoje!


Você sabia?

· No Rio Grande do Sul, o famoso brigadeiro, é conhecido como “negrinho”.

· O brigadeiro é conhecido, em muitos países, como “trufa brasileira”, por conta da textura macia e delicada.


Gourmet? O que é isso, afinal?


Gourmet é um termo utilizado na arte culinária para associar sofisticação e qualidade à determinado prato e/ou segmento. Surge a partir da ideia do termo francês haute cuisine, que traduzido para português, significa alta cozinha.


Para nós, da área confeiteira, o Brigadeiro Gourmet, nada mais é, que um brigadeiro produzido com ingredientes nobres, de alta qualidade. Além disso, surgiram variações de sabores e outros ingredientes foram adicionados para compor esse docinho tão amado.

Outro ponto importantíssimo que caracteriza o Brigadeiro Gourmet e o diferencia do brigadeiro tradicional são os confeitos e sua apresentação, com embalagens sofisticadas e que ressaltam o padrão gourmet.


Qual a validade dos brigadeiros?


O brigadeiro, assim como qualquer alimento, tem vida útil. Sendo assim, a validade do brigadeiro, recomendada por nutricionistas, é de até 3 dias após a data de fabricação. Isso, se conservado em temperatura ambiente e fora da geladeira!


Se o doce for guardado na geladeira, em uma embalagem plástica com tampa, pode durar um pouco mais: de 5 a 7 dias. Porém, já não terá o mesmo sabor e maciez, pois a medida em que os dias vão passando, o açúcar do leite condensado tende a cristalizar e uma “casca crocante” começa a se formar no docinho.


Já se você optar por congelar a massa do seu brigadeiro, ela poderá durar de 2 a 3 meses, porém a massa já não será mais tão saborosa quanto uma massa “fresca”, preparada na hora. Isso é normal para qualquer alimento congelado. Por isso, só recomendamos o congelamento em último caso, para uma encomenda grande, por exemplo, a qual você não vai dar conta de preparar tudo no mesmo dia!


Lembrando que é muito importante você indicar a data de produção e validade do seu Brigadeiro, prezando sempre pela qualidade dos seus produtos e bem estar do cliente!


E aí, gostou da história do docinho mais querido do Brasil? Esse conteúdo lhe foi útil? Se sim, compartilhe com seus amigos, talvez seja útil para eles também!


Se você tem alguma dúvida ou quer saber um pouco mais sobre determinado tema, fique à vontade para enviar sugestões ou deixar seu comentário no espaço abaixo! É através da sua interação que sabemos se estamos no caminho certo e se nossos conteúdos estão lhe ajudando de alguma forma! <3





 
 
 

Comments


bottom of page